THE CULT – SOUL ASYLUM?

 

Ian Astbury & Billy Duffy

Ian Astbury & Billy Duffy

Imagem

Tava tocando agora na Kiss, Soul Asylum com The Cult (não, não é uma parceira entre as bandas) e me veio uma dúvida recorrente. Será que foi essa música a inspiração da banda de Mineápolis (EUA) que fez sucesso nos anos 90?

Pelo que me lembrava, a faixa faz parte do disco Sonic Temple, de 1989. Mas em que ano surgiu o Soul Asylum, a banda? 90, 91, por ai?

Uma rápida busca no Google e a supresa! Soul Asylum, que explodiu somente em 1992/93 com Runaway Train, Black Gold e Somebody to Shove é uma banda até mais antiga que o The Cult! Pasmem! O grupo do vocalista David Pirner surgiu em 1981, mesmo ano das origens do grupo inglês, da dupla Ian Astbury e Billy Duffy, que nessa época eram conhecidos como Southern Death Cult, nome que seria encurtado para Death Cult na época do lançamento do primeiro EP, em 1983, e finalmente The Cult, na época do lançamento do 1º disco, Dreamtime, de 1984.

Imagem

Já as raízes do Soul Asylum estão no mesmo ano, 81, quando atendiam pelo nome Loud Fast Rules, nome que foi substituído em 83, antes da banda lançar seu 1º disco, também de 84, “Say What You Will, Clarence… Karl Sold the Truck”, mais uma coincidência.

Curiosidades, no início da banda, David Pirner era o baterista, depois assumiu vocal, guitarra e composições no grupo, mais ou menos como Dave Grohl faria na transição Nirvana/Foo Fighters. Joey Ramone tb foi batera no começo dos Ramones e Steven Tyler no Aero.

Imagem

O Soul Asylum demorou 10 anos pra fazer sucesso, o disco que contém os 3 grandes sucessos da banda, citados acima, Grave Dancers Union, é de 1992, época áurea do Grunge, o que levou a banda a ficar associada a este estilo, apesar de ter surgido bem antes. Este já era o 6º disco do grupo, que de lá para cá lançou apenas mais 4, sendo o último no ano passado, 2012. Apesar de ter ficado 8 anos longe dos estúdios, entre 1998 e 2006, período em que perderam o baixista Karl Muller, falecido em 2005, vítima de um câncer, o grupo se manteve ativo e este ano comemora seus 30 anos.

Já o The Cult, apesar de ter feito sucesso muito antes, ainda na década de 80, e ser muito mais conhecido ao redor do mundo, passou por dois hiatos, ficando sem lançar disco entre 1994 e 2001. A banda também lançou seu último disco no ano passado, sendo este o 9º trabalho do grupo. Um a menos que os americanos com quem aparentemente não teriam nenhuma semelhança, mas algumas coincidências ao longo da carreira.

The Cult – Soul Asylum
http://www.youtube.com/watch?v=hO81zDxeIWg

Anúncios