Phil Lynott, um irlandês brasileiro?

Phil%20Lynott%20by%20David%20Corio_LRG

Hoje é aniversário de uma figura peculiar no Rock’n’Roll, Phil Lynott, do Thin Lizzy.  Ah, mas ele não morreu? Sim, faz tempo, em 1986. Mais precisamente no dia 24 de janeiro, aos 36 anos, vítima de complicações de saúde devido a anos do abuso de drogas e álcool, afinal ele era irlandês, hehe.

Mas não é minha intenção contar toda a vida dele aqui, isso tem na Wikipédia, mas apenas comentar alguns fatos curiosos, como o boato de que era filho de uma brasileira.

Phil era uma figura sui generis entre as grandes bandas da sua época, tanto pelo timbre vocal único, diferente da maioria que era mais agudo, ele também tocava baixo na banda e tinha uma aparência diferente. Enquanto os outros “frontman” em geral ostentavam longas madeixas de cabelos lisos, escovados, Lynott cultivava o penteado “black power”, que lhe dava uma aparência alternativa, um estilo meio cigano, meio pirata, e certamente era o único vocalista da época, entre as grandes bandas de Rock, com estilo de negão.

Phil Lynott (left), pictured on stage with Thin Lizzy.

Acredito que foi devido a isso que um boato surgiu e se perpetuou no Brasil, gerando tanta empatia por ele e pela banda. Durante muito tempo se acreditou que a mãe de Phil fosse brasileira. Até hoje é possível encontrar essa história pela internet e certamente o pessoal mais velho ainda comenta por ai. Na verdade, infelizmente para nós, a história não procede. Sua mãe era irlandesa mesmo e o pai, de Georgetown, na Guiana, afrodescendente, como se convencionou dizer politicamente correto. 

Ou seja, Phil não era meio-brasileiro, na verdade era meio-inglês. Porque, apesar de ser um ícone da Irlanda, ele nasceu, foi batizado e morreu na Inglaterra.  Porém, as raízes falaram mais alto, ele cresceu e se tornou uma lenda em Dublin, onde hoje existe uma bela estátua em frente a um dos muitos bares por onde circulou e tocou no charmoso e boêmio centro da cidade, capital da linda ilha esmeralda.

Forever Phil! The boys are back in town!

Rodrigo Branco e Phil Lynnot

Rodrigo Branco
https://www.facebook.com/rodrigo.branco.3

Anúncios