O fim prematuro (e trágico) de um talento precoce

1239594_622704547764076_1590294600_n

A legenda, acima da imagem, foi um tanto equivocada, mas o programa em si foi bacana. Na medida do possível, claro, guardadas as circunstâncias em que ocorreu. 

Única certeza que qualquer ser humano pode ter na vida, destino inexorável de todos nós, a morte jamais deixa de nos surpreender. Em maior ou menor escala, é sempre um evento traumático. Ainda mais quando ocorre de forma violenta, sem uma explicação que satisfaça nossa compreensão linear dos fatos.

O suicídio de Champignon, um músico jovem, talentoso, nos deixou atônitos. Uma pessoa tirar a própria vida vai ser sempre um dos atos mais enigmáticos da humanidade. Os motivos que o levaram a tal ato extremo podem ser diversos, justificáveis ou não, mas não nos cabe julgá-los, apenas tentar compreendê-los.

Quando fui convidado a participar do programa da TV Terra, a princípio não gostei da ideia. Me incomoda muito a ideia de parecer oportunista, de tentar aparecer em cima da morte de alguém conhecido, se passar por amigo de alguém que na realidade não era meu amigo. Mas me explicaram que a ideia do programa seria prestar uma homenagem ao Champignon e que eu tendo conhecido ele antes da fama, tendo amigos em comum e tido contato com ele em diversas ocasiões como profissional, poderia dar uma boa visão sobre quem ele fora.

Sendo assim, ciente de que poderia passar uma imagem positiva sobre ele, ainda que falando sobre sua morte trágica, aceitei participar. Diferente do que foi colocado na legenda da imagem do video no site (acima), eu não falei sobre minha amizade com o Champignon, até porque nunca fomos amigos de verdade, apenas nos conhecemos na adolescência, fomos “amigos de balada”, éramos “conhecidos”. Mas de qualquer maneira, acredito ter conhecido ele o suficiente para dizer o que disse, de coração, sem qualquer pretensão que não a de mostrar seu lado mais humano, além do que aparece nas notícias.

Enfim, o resultado foi este:
http://noticias.terra.com.br/jornal-do-terra/videos/champignon-era-muito-respeitado-pelos-musicos-e-pelo-publico-diz-radialista,485690.html

Rodrigo Branco
https://www.facebook.com/rodrigo.branco.3

